[Química] – Acompanhamento UFRR/UERR 2025
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[Química] – Semana 0 – Introdução à química geral3 Aulas|1 Teste
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[Química] – Semana 01 – Propriedades da matéria, substância, mistura e separação de misturas8 Aulas|2 Testes
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[Química] – Semana 02 – Atomística – Parte 012 Aulas|1 Teste
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[QUÍMICA] – Semana 03 – Atomística – Parte 023 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 04 – Atomística – Parte 03 e Tabela periódica3 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 05 – Ligações químicas5 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 06 – Geometria molecular e interações intermoleculares5 Aulas|4 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 07 – Reação de oxirredução e balanceamento6 Aulas|1 Teste
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[QUÍMICA] – Semana 08 – Funções inorgânicas – Parte 019 Aulas|2 Testes
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Aula 41 – Óxidos
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Aula 29 – Introdução às funções inorgânicas
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Aula 31 – Nomenclatura de ácidos – Ácidos padrões
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Aula 30 – Ácidos e suas classificações
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Aula 32 – Nomenclatura de ácidos – Método por Nox
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Aula 33 – Chuva ácida
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Aula 34 – Bases de Arrhenius
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Aula 35 – Nomenclatura de bases
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Aula 36 – Indicadores ácido-base e escala de pH
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Aula 41 – Óxidos
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[QUÍMICA] – Semana 09 – Funções inorgânicas – Parte 0210 Aulas|3 Testes
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Semana 09 – Resolução 01 – Sais inorgânicos
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Semana 09 – Resolução 02 – Óxidos
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Semana 09 – Resolução 03 – Reações inorgânicas
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Aula 37 – Sais inorgânicos
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[PDF] Lista de apoio – Sais inorgânicos
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Aula 38 – Nomenclatura de sais
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Aula 39 – Reação de neutralização
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Aula 40 – Solubilidade de sais
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Aula 41 – Óxidos
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Aula 42 – Reações inorgânicas
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Semana 09 – Resolução 01 – Sais inorgânicos
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[QUÍMICA] – Semana 10 – Grandezas e fórmulas químicas5 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 11 – Estequiometria8 Aulas|3 Testes
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[PDF] – lista de apoio – Estequiometria: Reações sucessivas, reagente limitante e em excesso
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Aula 46 – Estequiometria básica
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Aula 47 – Estequiometria – Pureza
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Aula 48 – Estrquiometria – Rendimento
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Aula 49 – Estequiometria reagentes limitante e em excesso
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Aula 50 – Estequiometria – Reações sucessivas
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[PDF]- lista de apoio- Estequiometria básica
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[PDF] – lista de apoio – Estequiometria: Rendimento e pureza
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[PDF] – lista de apoio – Estequiometria: Reações sucessivas, reagente limitante e em excesso
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[QUÍMICA] – Semana 12 – Estequiometria – Exercícios1 Teste
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[QUÍMICA] – Semana 13 – Teoria dos gases2 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 14 – Classificação de dispersões e coeficiente de solubilidade2 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 15 – Concentração de soluções5 Aulas|4 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 16 – SIMULADO GERAL1 Teste
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[QUÍMICA] – Semana 17 – Concentração de soluções – Parte 027 Aulas|3 Testes
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Aula 58 – Diluição de soluções
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Aula 59 – Mistura de soluções: Solutos iguais
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Aula 60 – Mistura de soluçõs: solutos diferentes que não reagem
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Aula 61 – Mistura de soluções: solutos que ragem
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Aula 62 – Titulação ácido-base
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Semana 17 – Encontro virtual – Lista 35: Diluição de soluções
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Semana 17 – Encontro virtual – Lista 36: Mistura de soluções
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Aula 58 – Diluição de soluções
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[QUÍMICA] – Semana 18 – Propriedades coligativas2 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 19 – Termoquímica6 Aulas|4 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 20 – Cinética química5 Aulas|3 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 21 – Equilíbrio químico – Parte 013 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 22 – Equilíbrio químico – Parte 024 Aulas|4 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 23 – Equilíbrio químico – Parte 035 Aulas|4 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 24 – Eletroquímica4 Aulas|3 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 25 – Introdução à química orgânica4 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 26 – Nomenclatura de hidrocarbonetos4 Aulas|1 Teste
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[QUÍMICA] – Semana 27 – Compostos oxigenados5 Aulas|1 Teste
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[QUÍMICA] – Semana 28 – Compostos nitrogenados, halogenados e sulfurados6 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 29 – Propriedades de compostos orgânicos5 Aulas|1 Teste
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[QUÍMICA] – Semana 30 – Isomeria6 Aulas|2 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 31 – Reações orgânicas5 Aulas|4 Testes
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[QUÍMICA] – Semana 32 – Outras reações e Polímeros2 Aulas|1 Teste
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[REVISÃO – QUÍMICA] – Lista de revisão 01
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[REVISÃO – QUÍMICA] – Lista de revisão 02
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[REVISÃO – QUÍMICA] – Lista de revisão 03
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[REVISÃO – QUÍMICA] – Lista de exercícios 04
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Pergunta 1 of 12
1. Question
(Cesgranrio) Cinco frascos de reagentes, numerados de 1 a 5, contêm líquidos de fórmula geral CnH2n+2, em que 5 ≤ n ≤ 9. Sabe-se que os compostos apresentam cadeia normal e que os pontos de ebulição são dados abaixo.
Com essas informações, pode-se afirmar que o líquido existente no frasco número 4 é o:
CorretoIncorreto -
Pergunta 2 of 12
2. Question
(UFRGS-RS) O gráfico ao lado apresenta os dados de massa molecular (M) x ponto de ebulição (P.E.) para os quatro primeiros termos da série homóloga dos álcoois primários.
Analisando os dados apresentados, verifica-se que os álcoois com massa molecular mais elevada apresentam:
CorretoIncorreto -
Pergunta 3 of 12
3. Question
(UFRS-RS) A destilação fracionada é um processo de separação de líquidos com pontos de ebulição diferentes. Num experimento, a mistura dos solventes propanol, pentano e acetato de metila é destilada.
A ordem de obtenção desses solventes através da destilação da mistura é:CorretoIncorreto -
Pergunta 4 of 12
4. Question
Observe o composto:
Em relação a esse composto é CORRETO afirmar que
CorretoIncorreto -
Pergunta 5 of 12
5. Question
(Mackenzie) Dados os seguintes compostos orgânicos.
A ordem crescente de acidez desses compostos, em solução aquosa, a 25°C, é
CorretoIncorreto -
Pergunta 6 of 12
6. Question
(Ufsc) Ao entrarmos em um museu ou em uma biblioteca, a primeira sensação é geralmente guiada pelo nosso olfato. O aroma característico desses locais pode ser fascinante para algumas pessoas e não muito agradável para outras. Em um estudo publicado por pesquisadores do Institute for Sustainable Heritage da University College London, foram identificadas substâncias que ajudam a compor o aroma característico dos livros antigos. Algumas dessas substâncias estão representadas abaixo:
De acordo com o exposto, é correto afirmar que:
(01) os compostos representados por 1, 5, 6, 9 e 11 são hidrocarbonetos.
(02) os compostos 2, 4 e 7 são ácidos carboxílicos.
(04) as substâncias 5, 9 e 11 são polares e solúveis em água, o que significa que estarão presentes em altas concentrações no ar em bibliotecas com elevada umidade relativa.
(08) o composto 8 apresenta ligações insaturadas e o grupo funcional aldeído.
(16) o grupo funcional cetona está presente nos compostos 2, 3, 4 e 10.
(32) o composto 5 é o metilbenzeno, e sua fórmula molecular é C7H8.
(64) um simples pano umedecido com água é suficiente para limpar um livro contaminado com os compostos 1 e 6, já que estes são altamente solúveis em água.CorretoIncorreto -
Pergunta 7 of 12
7. Question
(UFAL-AL) Considere os compostos orgânicos representados por:
Analise os compostos representados, verdadeiro ou falso.
(__) Dois deles são aromáticos.
(__) Dois deles são hidrocarbonetos.
(__) Dois deles representam cetonas.
(__) O composto V é um dimetilcicloexano.
(__) O único composto que forma sais quer reagindo com ácidos ou com bases é o IVCorretoIncorreto -
Pergunta 8 of 12
8. Question
(Cesgranrio-RJ) No inicio de 1993, os jornais noticiaram que quando uma pessoa se apaixona, o organismo sintetiza uma substância (etilfenilamina) responsável pela excitação característica daquele estado. A classificação e o caráter químico desta amina são, respectivamente:
CorretoIncorreto -
Pergunta 9 of 12
9. Question
(Uem) Assinale o que for correto sobre os compostos orgânicos a seguir:
01) A vitamina C (ácido ascórbico) é considerada hidrossolúvel devido aos grupos hidrófilos, por exemplo OH e C=O presentes em sua estrutura.
02) A fórmula estrutural simplificada da testosterona apresenta cadeia heterocíclica e as funções álcool e cetona; não apresenta carbonos quaternários.
04) A molécula da vitamina C apresenta 1 grupo hidroxila ligado ao carbono assimétrico.
08) A molécula de serotonina apresenta caráter anfótero devido à presença, em sua estrutura, das funções fenol e aminas; possui fórmula molecular igual a C10H12N2O.
16) O composto orgânico furano apresenta cadeia cíclica aromática, de acordo com a Regra de Hückel, e estrutura plana (somente carbonos sp2).CorretoIncorreto -
Pergunta 10 of 12
10. Question
(FUVEST-SP) Propriedades de algumas substâncias:
A 25 °C, 3,00 g de iodo, 70 cm3 de água e 50 cm3 de CCℓ4 são colocados em um funil de separação. Após agitação e repouso, qual dos esquemas abaixo deve representar a situação final?
CorretoIncorreto -
Pergunta 11 of 12
11. Question
(Upe-ssa) Analgésicos são compostos administrados ao paciente, visando diminuir a sensação de dor. No entanto, como toda medicação, devem ser prescritos por médicos, haja vista que podem ser observados alguns problemas, como alergias, ou causar dependência. Ana Maria, Luiz Antônio, Manoel, Priscila e Roberto são pacientes de um mesmo médico que prescreveu analgésicos diferentes para cada um deles. Abaixo, seguem informações acerca dos analgésicos prescritos e suas estruturas químicas.
Ana Maria sentia dores intensas e tinha alergia a várias drogas. Para ela, foi prescrito um analgésico que, comercialmente, é uma mistura racêmica de uma amina terciária.
Para Luiz Antônio, foi prescrito um analgésico que tem caráter ácido e é produto da reação de acetilação de um grupo fenol.
Para Manoel, foi prescrito um analgésico que possui as funções álcool e éter bem como cinco carbonos quirais em sua estrutura.
O analgésico prescrito para Priscila tem um grupo amida em sua estrutura, e uma solução aquosa saturada desse fármaco tem pH ácido.Considerando as informações dadas, assinale a alternativa que apresenta os analgésicos prescritos para Ana Maria, Luiz Antônio, Manoel, Priscila e Roberto, nessa ordem.
CorretoIncorreto -
Pergunta 12 of 12
12. Question
(Ucs) Provavelmente, começou com um acidente há milhares de anos. De acordo com uma lenda, “a chuva levou a gordura e as cinzas de sacrifícios frequentes de animais para um rio próximo, formando uma espuma com a notável habilidade de limpar a pele e as roupas”. Há quem atribua, no entanto, a descoberta aos antigos fenícios que tinham por hábito ferver a gordura de cabra com água e cinzas de madeira para produzir uma mistura pastosa com a qual limpavam o corpo. Seja como for, a descoberta do sabão alterou a história da humanidade. Embora nossos ancestrais não pudessem prever isso, ele se tornaria uma das substâncias mais eficazes na prevenção contra uma série de patógenos que assolam a humanidade em pleno século XXI.
O sabão é constituído essencialmente de moléculas em formato de “pino”, cada uma delas com uma cabeça __________ e uma cauda __________. Essas moléculas, quando suspensas em água, flutuam alternadamente como unidades solitárias, interagindo com outras moléculas na solução e se agrupando na forma de pequenos aglomerados, denominados __________. Desse modo, óleos e gorduras podem, por exemplo, ser facilmente removidos das mãos. Além disso, os sabões __________ a tensão superficial da água, o que promove um melhor contato dela com a superfície a ser limpa.Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.
CorretoIncorreto
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